Por que usar plugs de ouvido?
- Maisa Dalben
- 24 de jun. de 2015
- 3 min de leitura

Do mesmo jeito que descobri os benefícios para a saúde e para o bem-estar nas máscaras de dormir, descobri as vantagens dos plugs de ouvido. E da mesma forma também, tudo começou em uma viagem. Em um hostel em São Francisco eu resolvi ficar em um quarto misto (o que é bem legal, vale a experiência e vale um post futuro). Como todos sabem, os rapazes tem uma tendência ao ronco um pouco maior que as meninas, e sabendo disso, o hostel disponibilizava nas camas de 2 a 3 pares de plugs de espuma (fora um baleiro cheio deles na recepção pra quem quisesse pegar). Nunca tinha usado e testei uma noite. Essa experiência mudou a minha vida e me salvou de uns tantos apuros e noites mal dormidas.
••• E onde eu compro esses tais plugs, Gigi?
Em qualquer farmácia. O preço varia de acordo com a loja e o modelo que você quer, mas um básico da Nexcare na Ultrafarma é uns R$3,00 dois pares (é esse da foto aí em cima). Eles são descartáveis, mas os meus eu uso mais de uma vez (hi hi). Manter as orelhinhas limpas ajuda e eu dou uma lavadinha, deixo secar bem antes de usar de novo e tá lindo. O modo de colocar está na caixinha. É bom dar uma lida antes de usar. Tem uns macetes de como apertar ele e tem um tempo pra segurar ele na orelha... desenhinhos de quando você colocou ele errado e não vai bloquear som nenhum, essas coisas.
••• Mas porque usar? O barulho nos hostels é tão ruim assim?
Bom... vamos por partes. Você nunca sabe quem vai ser o seu coleguinha de quarto, certo? E não dá pra escolher o quarto silencioso. Então vira e mexe vai acontecer de ter alguém que faz mais barulho do que você. E pela lei de Murphy... sempre vai ser ou na hora que você pegou no sono, ou 15 min antes do seu horário de acordar. Dá uma felicidade monstra até no mais paciente dos mortais. Grande parte das vezes a pessoa não tem culpa de verdade. Já encontrei muitos estudantes nos hostels que eu fico em São Paulo (quase toda semana tem alguns, principalmente nos hostels perto de faculdades), e acontece das aulas acabarem tarde... algumas depois das 23:00h. E a pessoa precisa guardar suas coisas, abrir o armário, a mala, tomar banho, escovar os dentes... tudo aquilo que qualquer um ia querer no lugar deles. E isso faz barulho, óbvio. Aí vem o drama... eu durmo geralmente 22:30h... no máximo 23:00h. Que calha com o horário do começo da barulheira.
Fora esses, tem os queridos roncadores. E ao contrário do seu tio, que você tem intimidade pra ir lá dar uma cutucada pra ver se ele vira de lado, fazer isso no coleguinha de quarto vai pegar mal. Já dormi no mesmo quarto que mulheres que eu tinha a nítida impressão de que estavam acordando o quarteirão inteiro. E não tem jeito, você tem que arrumar uma alternativa ou não dorme. Ou ainda faz como uma galera que eu já vi... dorme na recepção (hahaha!).

Vale a pena como alternativa, e de boas, nem sempre você precisa usar. Mas é sempre bom ter um par na mão quando não conhecer quem está dormindo no mesmo quarto. Claro que como tudo nessa vida, existem os prós e os contras. Vou contar a minha visão dos dois.
Prós ••• Como usuária e adepta fiel dos plugs de ouvido acredito que todos deveriam usar em situações emergenciais pelo bem da sua saúde (principalmente da sua paciência) e pelo bem do social. Tirando uns poucos baderneiros que não tem educação mesmo, os horários da galera do quarto não batem mesmo e o povo que ronca não tem culpa do próprio ronco. Conheço um monte de gente que nunca ronca, mas por causa de uma gripe, cansaço ou coisas assim acabam dando aquela roncadinha. Não tem muito o que fazer. Melhor solução, do mesmo jeito que a máscara ajuda no caso da claridade, é fazer aquilo que está ao nosso alcance.
Contra ••• Você não escuta nem aquilo que deveria escutar. Tipo o alarme do celular pra acordar no dia seguinte que vai tocar até o quarto inteiro estar de pé e você no seu soninho. Ou caso o hostel estiver pegando fogo, ou seja invadido por zumbis... você vai ser provavelmente o último a saber.
Como já disse, pra tudo nessa vida existem seus prós e contras. Vai de você colocar na balança e ver o que vale a pena. Pra mim R$3,00 é bem barato pra noites tranquilas.
See ya!!
PS: Se você tem alguma experiência boa ou ruim em hostels pra compartilhar, mande pra mim. Quem sabe o próximo post aqui é o seu... ;)
Comentarios